Goiânia é minha cidade natal, ponto de partida de minha aventura pelo Meu Mediterrâneo. Eu a chamo Princesinha do Cerrado. Dela não tenho como me separar. Por isso, levo-a comigo nesta página, apresentando-a por onde eu passar. Goiânia é cidade boa demais da conta para viver e investir! Então, que os amigos sejam bem vindos a Goiânia, Goiás, Brasil!

terça-feira, 25 de março de 2014

Cozinha Goianiense 1*

A cozinha típica goiana é de origem indígena, com a mescla das influências da culinária mineira e paulista. Na época da mineração, o abastecimento alimentar consistia num dos grandes problemas em Goiás. O colonizador buscou alternativas no consumo de alimentos cuja produção adaptava-se ao cerrado, conforme afirma Bariani Ortencio em seu livro Cozinha goiana: histórico e receituário. “As receitas, os ingredientes para comporem as iguarias culinárias, eram executadas conforme os produtos alimentícios existentes na região e também com as substituições desses produtos. Não havia a batatinha inglesa, mas havia a mandioca e o inhame nativos, a serralha entrava no lugar do almeirão, a taioba substituindo a couve”

Essa mistura proporcionou um tempero único. Exemplos disso é o arroz com pequi (fruto típico do cerrado, misturado com o secular arroz), a galinhada e a pamonhada que, em Goiás, não são apenas iguarias. Esses pratos se transformaram em símbolos de integração social. A pamonhada, em especial, empurrou os homens para a cozinha, delegou tarefas neste ato memorial, incumbindo compadres e amigos de cortar, selecionar e ralar o milho e ainda lenhar.

O empadão goiano está para Goiás como o pão de queijo está para Minas. O peixe assado na telha, carne de sol com legumes, pernil assado com farofa na manteiga, leitão pururuca, guariroba (espécie de palmito amargo), são pratos bastante populares. Sobremesas: pamonha, curau, doces de cascas de frutas, frutas cristalizadas, biscoito de queijo e muito mais. Existem também os restaurantes típicos e os tradicionais, para os que aprovam a apetitosa culinária goianense.

* GOIÂNIA. A gastronomia regional. Portal da Prefeitura de Goiânia. Disponível em: <http://www.goiania.go.gov.br/site/index.html>. Acesso em: 25 mar. 2014.